
A Splash Banda se apresentou no trio elétrico em Santa Bárbara nesse final de semana, dia 09 de fevereiro e mostrou como é que se faz um Carnaval tipicamente paraense. O grupo animou o público em uma folia diferente dos carnavais tradicionalmente regados a axé music e ritmos baianos.
Enquanto Gaby Amarantos rendia homenagens a Ivete Sangalo e Cláudia Leite em Icoaraci, a Splash Banda mandou ver nos verdadeiros tecnomelodies. A Splash foi à única banda a se apresentar no carnaval de Santa Bárbara do Pará em cima do trio.
E certamente foi a única a tornar esse evento tão nacional que é o carnaval, em um evento tipicamente nosso, reforçando um ponto muito importante culturalmente que é uma preocupação em fortalece e exaltar a cultura do brega e do tecnomelody que é tão regionalmente paraense.
Não é de se esperar menos, afinal, segundo o próprio Tonny Brasil, artista consagrado que já compôs cerca de 2000 músicas, 700 delas gravadas por artistas nacionais como Banda Calypso, Wanderley Andrade e Gaby Amarantos, a Splash Banda foi pioneira no estilo.
Foram eles que começaram tudo. Começando pelo Pará e posteriormente para outras regiões do Brasil, reforçando a cultura e originalidade da região Norte.
A banda de Frank Santos vem compondo hinos das aparelhagens desde quando surgiu em 1992. “Rubi é a Nave do Som”, grande sucesso da banda, foi à canção que deu origem ao estilo tecnomelody. Outras canções como “Empolgados da Nave do Rubi”, “Techno do Oriental” e “DJ Alencar”, música feitas pela banda, para diversas aparelhagens paraenses.

Aparelhagens são emparelhamento de caixas gigantescas de som, formando um paredão como os vistos no estilo doubsystem, e que propagam e embalam os sons. As aparelhagens sugiram nos anos 40 e são febre no Pará.
A Splash foi criada pelos irmãos Frank e Inácio Neu Santos de descendência circense em Abaetetuba, município do Pará. Gravou seu primeiro DVD em 2005 na cidade de Jacundá, com mais de 20 sucessos musicais. Hoje a banda se encontra com uma nova formação, e no comando dos vocais tem a belíssima Kaiany Fany, dando continuidade ao legado da família e do projeto que volta ao cenário com a promessa de continuar seu sucesso e trajetória com muita personalidade e autenticidade musical e regional.
No Carnaval de Santa Bárbara do Pará eles arrasaram com esse novo estilo tocando a música verdadeiramente paraense. As pessoas cantavam em plenos pulmões e faziam coreografias no meio da pista. Era emocionante ver pessoas chorando enquanto cantavam as músicas. Uma festa sem hora para acabar.