O Grupo Galpão inicia suas ações, em Belém, nesta segunda-feira, 14 de agosto. Das 16h às 22h, o grupo ministra a primeira oficina História do Teatro X História do Galpão. Serão três ao todo a serem realizadas no Teatro Nazareno Tourinho, na Praça do Carmo.

Os espetáculos serão apresentados, no dia 16, “Till – a saga de um herói torto”, às 20h, no Theatro da Paz, e “De Tempo Somos – um sarau do Grupo Galpão”, no dia 17, às 19h30, na Praça do Carmo. Tudo gratuito. Em Turnê pelo Brasil, o grupo já se apresentou em São Luís do Maranhão e de Belém seguirá para Marabá (PA).
O Galpão é uma das mais importantes companhias do teatro brasileiro. Sua origem se dá em 1982, ligada à tradição do teatro popular e de rua. O grupo alia rigor, pesquisa e busca de linguagem, com montagem de peças que possuem grande poder de comunicação com o público. Sediado na cidade de Belo Horizonte (Minas Gerais), já percorreu o território brasileiro de norte a sul e vem participando de vários festivais em países da América Latina, América do Norte e Europa.
Em Belém do Pará, o Galpão vai celebrar o encontro do teatro com a música, marca registrada em sua trajetória de quatro décadas de história. “De Tempo Somos” é um sarau musical com direção de Lydia Del Picchia e de Simone Ordones. Reunindo canções, poesia e festa, o sarau lança aos atores o desafio de se reinventarem em cena, se aproximando ainda mais do público, a quem são dedicadas algumas das canções.
O espetáculo, que estreou em 2014, apresenta 25 músicas do repertório do grupo – de montagens antigas até trabalhos recentes, incluindo canções de workshops – além de textos sobre a passagem do tempo e o processo de criação artística. Tem classificação livre e duração de 70 minutos.
Já a tragicomédia “Till – a saga de um herói torto”, de 2009, com direção de Júlio Maciel, apresenta ao público um Demônio que aposta com Deus que se tirasse do homem algumas qualidades, ele cairia em perdição. Deus, aceitando o desafio, resolve trazer ao mundo a alma de Till, que passa a viver em uma Alemanha miserável, povoada de personagens grotescos e espertalhões. Abandonado em meio ao frio e a fome, ele descobre que a única maneira de sobreviver naquele lugar é se tornar ainda mais esperto e enganador. A classificação é livre e a duração, de 90 minutos.
Oficinas formativas e inspiradas na trajetória do grupo
Em Belém, além dos espetáculos, o grupo ministra três oficinas. A primeira, no dia 14, “História do Teatro X História do Galpão”, ministrada por Eduardo Moreira, faz um percurso pelos processos desenvolvidos ao longo de 40 anos de encontros do Grupo Galpão com diferentes diretores e artistas, paralelamente à história do teatro e seus mestres.
A oficina de Produção Cultural, no dia 15, será ministrada por Gilma Oliveira, que abordará as etapas de trabalho que envolvem as montagens, a partir da experiência de circulação e turnês dos espetáculos do grupo mineiro. No dia 16 de agosto, Alba Martinez ministrará a oficina de Gestão de Projetos Culturais que irá abordar pontos importantes para uma gestão eficiente do projeto junto à equipe interna e parceiros externos do projeto.
APRESENTAÇÕES
Till, A saga de um Herói Torto
Direção: Júlio Maciel
Classificação: livre
Data: 16 de agosto de 2023 (quarta), 20h
Local: Theatro da Paz (Av. da Paz, Praça da República, S/N – Campina)
Acesso Gratuito. Distribuição de ingressos na bilheteria do teatro, a partir das 9h do dia da apresentação.
Sujeito à lotação do espaço
De Tempo Somos: Um Sarau do Grupo Galpão
Direção: Lydia Del Picchia e Simone Ordones
Classificação livre
Data: 17 de agosto de 2023 (quinta), 19h30
Local: Praça do Carmo
Acesso Gratuito
Serviço
Grupo Galpão em Belém com os espetáculos “Till – a saga de um herói torto”, dia 16 de agosto, às 20h, no Theatro da Paz, e “De Tempo Somos”, no dia 17, às 19h30, na Praça do Carmo, todos com entrada gratuita. As oficinas ocorrerão no Teatro Nazareno Tourinho, inscrições são gratuitas e estarão abertas pelo sympla.com.br/grupogalpao. Mais informações: www.grupogalpao.com.br
Lei Federal de Incentivo à Cultura | Mantenedor: Instituto Cultural Vale | Realização: Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução
www.grupogalpao.com.br | facebook.com/grupogalpao | instagram.com/grupogalpao twitter.com/grupogalpaomg | youtube.com/grupogalpão