
O lançamento do livro “Carimbó – Ritmo Coreográfico da Resistência Cultural” acontece hoje, 19 de março, no Espaço Cultural das Onze Janelas, às 18h. A obra aborda a cultura e a história de quem luta para salvaguardar esse Patrimônio Imaterial Brasileiro, e a noite será marcada por apresentações musicais de grupos tradicionais de carimbó.
Com apoio da SECULT-PA e patrocínio do Instituto Cultural Vale, a realização fica por conta de Rimoli Associados, Ministério da Cultura e Governo Federal do Brasil, com produção cultural de Duetto e BTC Produções.
A Autora
O livro é fruto do trabalho da pesquisadora e antropóloga Elisa Casagrande, que se dedicou aos estudos da história e impacto do carimbó na identidade amazônica. Sua pesquisa envolveu entrevistas com 40 mestres do carimbó em 15 municípios do Pará, resultando em um registro profundo da cultura e resistência desse patrimônio.
A pesquisa do livro foi conduzida por Wellington Barreto, historiador especialista em História da Amazônia, músico e arteducador. Segundo ele, “o carimbó é um conjunto de valores e crenças, atitudes e modos de vida, baseado em um sistema de conhecimentos práticos, com o uso de recursos naturais da floresta, criando o sentimento de pertencimento, em contraponto à globalização e suas influências externas, o que pode diluir culturas locais.”
O prefácio foi escrito pelo escritor, poeta e professor João de Jesus Paes Loureiro, que afirma: “O carimbó não é folclore. É cultura popular. Está situado na história da cultura paraense como sendo sua expressão simbólica, interage com a poética do imaginário, as autorias são reconhecidas a partir de sua identificação, diversidade de estilos, vocabulário predominantemente ribeirinho, sintonias com a cultura indígena-ribeirinha, posteriormente enriquecida pela afrodescendência quilombola.”
Atrações Musicais
O evento contará com apresentações de diversos grupos tradicionais de carimbó:
- Grupo de Carimbó Sancari (Belém)
- Grupo de Carimbó Mururé (Belém)
- Grupo de Carimbó Tarubá (Ilha de Caratateua)
- Grupo de Carimbó Vista Alegre do Maué (Terra Alta)