
Um grupo de costureiras e artesãs do bairro da Sacramenta se reuniu para organizar a primeira Feira Comunitária de Moda da Área Dois, na região conhecida como Malvinas. A feira reuniu cerca de 14 mulheres que trabalham juntas desde janeiro deste ano com corte e costura, artesanato e confecção de acessórios.
Elas se reuniram durante a pandemia para atender a demandas de empresas e fábricas, costurando máscaras de proteção. O grupo teve auxílio do Instituto Peabiru, que vem desenvolvendo um trabalho na área em parceria com a empresa Suzano, que detém uma fábrica de papel e celulose no território.
“Nós participamos de várias capacitações, tanto em termos de aprendizado técnico quanto de empreendedorismo”, conta Thais Helene, uma das fundadoras do grupo, que agora se autonomeia “Mulheres Empreendedoras da Sacramenta”.
O evento teve até desfile de moda, com modelos convidadas pelo Instituto Peabiru. A comunidade adorou a ideia. “É muito bom porque a gente não costuma ver isso por aqui, e, além do mais, ajuda a girar a economia do bairro”, conta Pedro Paulo Tavares, morador da área.
Agora, o grupo busca se profissionalizar cada vez mais e fortalecer a rede comunitária, que é formada ainda por centros comunitários e associações como a Amad e a Ason. O evento ocorreu no último dia 10 de dezembro de 2021.
